quarta-feira, 22 de maio de 2013

TESTES PRÁTICOS

 Jogos de Anatomia 

  •  Teste seus conhecimentos, 
  •  Faça novas descobertas,
  •  E aprenda brincando

INTESTINO

Intestino Delgado
O intestino delgado está localizado entre o estômago e o intestino grosso.
É revestido por uma mucosa enrugada, apresentando inúmeras projeções.
Segrega várias enzimas digestivas, dando origem à moléculas pequenas e solúveis (glicose, aminoácidos, glicerol etc.
O intestino delgado está dividido em três porções: o duodeno, o jejuno e o íleo.
O duodeno é a primeira porção do intestino delgado, a receber o quino (massa
branca e espumosa), que vem do estômago . Quando o quino chega ao duodeno, ainda está muito ácido e irrita a mucosa duodenal. O quino, logo em seguida, é banhado pela bile, secretada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, contendo bicarbonato de sódio e sais biliares, que emulsificam a gordura, fragmentando suas gotas em milhares de microgotículas.
O quino recebe também o suco pancreático, produzido no pâncrea, contendo enzimas, água e grande quantidade de bicarbonato de sódio, que permite a neutralização do quimo.
Em pouco tempo, a “papa” alimentar do duodeno, vai-se tornando alcalina e gerando condições necessárias para ocorrer a digestão intra-intestinal.
O jejuno e o íleo é a parte do intestino delgado onde o trânsito do bolo alimentar é rápido, ficando a maior parte do tempo vazio, durante o processo digestivo.
Ao longo do intestino delgado, depois que todos os nutrientes foram absorvidos, sobra uma pasta grossa, com detritos não assimilados e com bactérias, já fermentado, que segue para o intestino grosso.
Intestino Grosso
O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas.
Está dividido em seis porções: ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, curva sigmóide e reto.
No ceco, a primeira porção do intestino grosso, os resíduos alimentares, já constituindo o bolo fecal, passam ao cólon ascendente, depois ao transverso, em seguida ao descendente. Nesta porção, o bolo fecal permanece estagnado por muitas horas, preenchendo as porções da curva signóide e do reto.
As fibras vegetais não são digeridas nem absorvidas pelo sistema digestivo, passam por todo tubo digestivo e formam uma porcentagem significativa da massa fecal.
Glândulas da mucosa do intestino grosso, secretam muco, que lubrifica o bolo fecal, facilitando seu trânsito e sua eliminação. As Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como as K e B12.


http://www.todamateria.com.br/sistema-digestivo/

Resp. Pesquisa:

Izabelly Martins Curcio Furtado

Sistema Digestivo

          O Sistema Digestivo é formado por um conjunto de órgãos com a função de transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos. No fim do processo, as inúmeras moléculas de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos chegam desdobradas em moléculas de glicerol, aminoácidos, ácidos graxos, cleotídeos e monossacarídios, passam pelo sangue e são assimiladas pelo organismo.
Sistema digestivo divide-se em: Tubo Digestivo (propriamente dito) e Órgãos Anexos.
O tubo digestivo divide-se em: alto, médio e baixo
Tubo digestivo alto: boca, faringe e esôfago
Tubo digestivo médio: estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
Tubo digestivo baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, curva sigmóide e reto
Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Boca
A boca é uma cavidade forrada por uma mucosa, é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, é onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.
Durante a mastigação os alimentos passam primeiro pelo processo da digestão mecânica, pela ação dos dentes e da língua; segundo pela atividade enzimática da ptialina.
Na rápida passagem dos alimentos pela boca, a amilase salivar, começa a atual sobre o amido encontrado na batata, farinha de trigo, arroz, etc, transformando-o em moléculas menores de maltose.
Faringe
A faringe é um tudo musculomembranoso, que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago.
Para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum, tanto para o sistema respiratório quanto para a faringe.
No processo de deglutição, o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e leva o alimento para o esôfago. Nesse momento a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe, impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.
Esôfago
O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo.
Através de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo o alimentos e levando-os em direção ao estômago.
Estômago
O estômago é órgão mais musculoso do canal alimentar, localizado no abdome e responsável pela digestão das proteínas.
O simples movimento de mastigação dos alimentos, já ativa a produção do ácido clorídico no estômago. Mas só com a presença do alimento, de natureza protéica é que se inicia a produção do suco gástrico, que é uma solução aquosa, composta de água, sais, enzimas e ácido clorídico.
A pepsina é a enzima mais potente do suco gástrico, é regulada pela ação de um hormônio – a gastrina, que é produzida no próprio estômago, quando as moléculas de proteínas dos alimentos, entram em contato com a parede do órgão. A pepsina quebra as moléculas grandes de proteína e as transforma em moléculas menores, chamadas proteoses e peptonas.
A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco, que a protege de agressões do suco gástrico, que é bastante corrosivo. Quando ocorre um desequilíbrio na proteção, resulta na inflamação da mucosa (gastrite) ou também o surgimento de feridas (úlcera gástrica).
A digestão gástrica dura, em média de duas a quatro horas. Nesse processo o estômago sofre contrações que forçam o alimento contra o piloro, que se abre e fecha, permitindo que, em pequenas porções, o quino (massa branca e espumosa), chegue ao intestino delgado.

   Fonte:   http://www.todamateria.com.br/sistema-digestivo/

Resp. Pesquisa:

Izabelly Martins Curcio Furtado


Sistema Digestório

terça-feira, 21 de maio de 2013

Aspectos Relacionados à Nutrição

Os alimentos como fontes de energia

Durante nosso dia-a-dia, precisamos de energia para exercer nossas atividades e
manter o organismo funcionando plenamente, não é mesmo? Você já parou para pensar
de onde vem essa energia? Essa energia vem da alimentação. Os alimentos que
ingerimos são digeridos no nosso organismo para serem utilizados na produção de
energia.
Por falar nisso, você sabe o que é a digestão? É o conjunto de transformações
mecânicas e químicas sofridas por alimentos orgânicos ao longo de um sistema
digestório. Todo esse processo tem um objetivo. Você sabe qual é?
A energia, no organismo, é produzida nas células – mais especificamente nas
mitocôndrias. Para que isto aconteça, nossas células precisam absorver os nutrientes. Só
que os alimentos não são absorvidos pelas células na forma como os ingerimos. As
células só conseguem absorver compostos muito pequenos. Daí a necessidade de
digerirmos os alimentos. O processo de digestão tem este objetivo: converter os
alimentos em compostos menores, hidrossolúveis e capazes de serem absorvidos pelas
células.


Saiba muito mais em Conversando Sobre Nutrição

Créditos: Marianna A. F. Outeiro-Bernstein - "Aspectos relacionados à Nutrição"


O que é Câncer de estômago?

Sinônimos: Câncer gástrico, câncer estomacal
O câncer gástrico é um tipo de câncer que começa no estômago.

Causas

Muitos tipos diferentes de câncer podem ocorrer no estômago. O tipo mais comum é chamado adenocarcinoma, que começa de um dos tipos de células comuns encontrados na parte interna do estômago.
Existem vários tipos de adenocarcinoma. Como outros tipos de câncer gástrico são mais raros, este artigo se concentra em adenocarcinoma do estômago.
O adenocarcinoma do estômago é um câncer comum do trato digestivo em todo o mundo, embora ele seja incomum nos Estados Unidos. Ele ocorre principalmente em homens acima dos 40 anos. Essa forma de câncer gástrico é extremamente comum no Japão, no Chile e na Islândia.
A incidência da maioria dos tipos de adenocarcinoma gástrico nos Estados Unidos tem diminuído com o passar dos anos. Especialistas acreditam que a queda na incidência pode estar relacionada ao fato de as pessoas estarem comendo menos alimentos com sal, conservados e defumados.
Os fatores de risco do câncer gástrico são:
  • Histórico familiar de câncer gástrico
  • Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (uma bactéria comum que também pode causar úlceras estomacais)
  • Histórico de pólipo gástrico adenomatoso maior do que 2 centímetros
  • Histórico de gastrite atrófica
  • Histórico de anemia perniciosa
  • Fumo


Resp. Pesquisa:

Izabelly Martins Curcio Furtado

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Circulação Pulmonar - Circulação Sistêmica

              Embora o sistema circulatório seja um sistema fechado, é possível diferenciar dois circuitos que funcionam de maneira simultânea e paralela, requisito indispensável para poder cumprir a sua missão. Um deles é denominado “circulação pulmonar”: o ventrículo direito do coração bombeia para as artérias pulmonares o sangue que circulou por todo o corpo, pobre em oxigênio e carregado de dióxido de carbono, para que se oxigene e, já purificado, retorne pelas veias pulmonares ao átrio esquerdo.
               O outro é denominado “circulação sistêmica”: o ventrículo esquerdo do coração impulsiona o sangue oxigenado e rico em nutrientes para a aorta, para que as suas ramificações o levem a todos os tecidos, e após o intercâmbio que ocorre nos capilares, já pobre em oxigênio e carregado de resíduos, retorne ao átrio direito através das veias cavas.



Pressão Arterial
Pressão Alta

É uma doença determinada por herança genética e agravada por fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo e estresse.

É considerada perigosa, porque muitas vezes seus sintomas não são sentidos, é uma doença silenciosa. Considera-se que uma pessoa é hipertensa quando sua pressão arterial é registrada acima de 140x90 mmHg (mililitros de mercúrio)*.

Se o paciente não se trata e mantém maus hábitos alimentares, não se exercita, abusa do álcool e do cigarro, a doença pode se manifestar e levar à consequências como infarto, aneurisma, problemas renais, cegueira e até morte súbita.

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos

Tratamento

Após o diagnóstico da hipertensão, inicia-se o tratamento que se constitui de:
  • Alimentação adequada com redução do uso de sal;
  • Exercícios físicos;
  • Redução da ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Cessação do hábito de fumar;
  • Tratamento da obesidade;
  • Controle do estresse;
  • Identificação de doenças (como problemas na tireóide ou rins) ou medicamentos (uso de anti-inflamatórios ou esteroides), que podem causar elevação da pressão;
  • Introdução de medicamentos anti-hipertensivos, quando necessários.
É imprescindível que paciente não interrompa o tratamento, siga as orientações do médico e tome as medicações corretamente.

- See more at: http://www.coracaoalerta.com.br/fique-alerta/hipertensao-arterial-ou-pressao-alta/#sthash.Rp8pLrM9.dpuf



Links para esta postagem:




Fonte: O Grande Livro do Corpo Humano-Anatomia-fisiologia-saúde/ciranda cultural editora e distribuidora Ltda. <www.cirandacultural.com.br>

Resp. Pesquisa:

Roberta Feijó Alves


Sistema Circulatório

domingo, 19 de maio de 2013

A Circulação

           O Sistema Circulatório é formado pelo coração e por uma complexa rede de vasos que se estende por todo o corpo, encarregada de transportar incessantemente o sangue que leva aos diversos tecidos o oxigênio e os nutrientes de que eles necessitam para manter sua atividade vital e, ao mesmo tempo, recolher os resíduos do metabolismo celular, para fazê-los chegar aos órgãos encarregados da sua depuração.





  • Aorta - Principal artéria do corpo, recebe o sangue rico em oxigênio bombeado pelo coração e o distribui pelas suas ramificações, para que ele alcance todas as partes do corpo
  • Veias pulmonares - transporta até o coração o sangue que foi oxigenado nos pulmões, para que ele o bombeie até o organismo.
  • Artérias - transportam o sangue bombeado pelo coração, rico em oxigênio e nutrientes a todos os tecido do organismo.
  • Veia cava superior - conduz até o coração o sangue pobre em oxigênio e carregado de resíduos, procedente das veias da parte superior do corpo.
  • Artéria pulmonar - recebe o sangue carregado de dióxido de carbono bombeado pelo coração e o transporta  até os pulmões, para que ele libere este resíduo metabólico e se carregue de oxigênio.
  • Veia cava inferior - conduz até o coração o sangue pobre em oxigênio e carregado de resíduos, procedente das veias da parte inferior do corpo.
  • Veias - conduzem o sangue pobre em oxigênio e carregado de resíduos até as veias cavas, em direção ao coração.
  • Capilares - são os vasos menos calibrosos, através de suas finas  paredes se produzem as trocas entre o sangue e os tecidos.
Acesse: 
Google Body Browser - Folha de S.Paulo

Resp. Pesquisa:

Roberta Feijó Alves

Sistema Cardiovascular