segunda-feira, 20 de maio de 2013

Circulação Pulmonar - Circulação Sistêmica

              Embora o sistema circulatório seja um sistema fechado, é possível diferenciar dois circuitos que funcionam de maneira simultânea e paralela, requisito indispensável para poder cumprir a sua missão. Um deles é denominado “circulação pulmonar”: o ventrículo direito do coração bombeia para as artérias pulmonares o sangue que circulou por todo o corpo, pobre em oxigênio e carregado de dióxido de carbono, para que se oxigene e, já purificado, retorne pelas veias pulmonares ao átrio esquerdo.
               O outro é denominado “circulação sistêmica”: o ventrículo esquerdo do coração impulsiona o sangue oxigenado e rico em nutrientes para a aorta, para que as suas ramificações o levem a todos os tecidos, e após o intercâmbio que ocorre nos capilares, já pobre em oxigênio e carregado de resíduos, retorne ao átrio direito através das veias cavas.



Pressão Arterial
Pressão Alta

É uma doença determinada por herança genética e agravada por fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo e estresse.

É considerada perigosa, porque muitas vezes seus sintomas não são sentidos, é uma doença silenciosa. Considera-se que uma pessoa é hipertensa quando sua pressão arterial é registrada acima de 140x90 mmHg (mililitros de mercúrio)*.

Se o paciente não se trata e mantém maus hábitos alimentares, não se exercita, abusa do álcool e do cigarro, a doença pode se manifestar e levar à consequências como infarto, aneurisma, problemas renais, cegueira e até morte súbita.

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos

Tratamento

Após o diagnóstico da hipertensão, inicia-se o tratamento que se constitui de:
  • Alimentação adequada com redução do uso de sal;
  • Exercícios físicos;
  • Redução da ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Cessação do hábito de fumar;
  • Tratamento da obesidade;
  • Controle do estresse;
  • Identificação de doenças (como problemas na tireóide ou rins) ou medicamentos (uso de anti-inflamatórios ou esteroides), que podem causar elevação da pressão;
  • Introdução de medicamentos anti-hipertensivos, quando necessários.
É imprescindível que paciente não interrompa o tratamento, siga as orientações do médico e tome as medicações corretamente.

- See more at: http://www.coracaoalerta.com.br/fique-alerta/hipertensao-arterial-ou-pressao-alta/#sthash.Rp8pLrM9.dpuf



Links para esta postagem:




Fonte: O Grande Livro do Corpo Humano-Anatomia-fisiologia-saúde/ciranda cultural editora e distribuidora Ltda. <www.cirandacultural.com.br>

Resp. Pesquisa:

Roberta Feijó Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas opiniões e dúvidas...Seu comentário é muito importante para nós.