quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sistema Digestivo

          O Sistema Digestivo é formado por um conjunto de órgãos com a função de transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos. No fim do processo, as inúmeras moléculas de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos chegam desdobradas em moléculas de glicerol, aminoácidos, ácidos graxos, cleotídeos e monossacarídios, passam pelo sangue e são assimiladas pelo organismo.
Sistema digestivo divide-se em: Tubo Digestivo (propriamente dito) e Órgãos Anexos.
O tubo digestivo divide-se em: alto, médio e baixo
Tubo digestivo alto: boca, faringe e esôfago
Tubo digestivo médio: estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
Tubo digestivo baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, curva sigmóide e reto
Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Boca
A boca é uma cavidade forrada por uma mucosa, é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, é onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.
Durante a mastigação os alimentos passam primeiro pelo processo da digestão mecânica, pela ação dos dentes e da língua; segundo pela atividade enzimática da ptialina.
Na rápida passagem dos alimentos pela boca, a amilase salivar, começa a atual sobre o amido encontrado na batata, farinha de trigo, arroz, etc, transformando-o em moléculas menores de maltose.
Faringe
A faringe é um tudo musculomembranoso, que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago.
Para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum, tanto para o sistema respiratório quanto para a faringe.
No processo de deglutição, o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e leva o alimento para o esôfago. Nesse momento a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe, impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.
Esôfago
O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo.
Através de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo o alimentos e levando-os em direção ao estômago.
Estômago
O estômago é órgão mais musculoso do canal alimentar, localizado no abdome e responsável pela digestão das proteínas.
O simples movimento de mastigação dos alimentos, já ativa a produção do ácido clorídico no estômago. Mas só com a presença do alimento, de natureza protéica é que se inicia a produção do suco gástrico, que é uma solução aquosa, composta de água, sais, enzimas e ácido clorídico.
A pepsina é a enzima mais potente do suco gástrico, é regulada pela ação de um hormônio – a gastrina, que é produzida no próprio estômago, quando as moléculas de proteínas dos alimentos, entram em contato com a parede do órgão. A pepsina quebra as moléculas grandes de proteína e as transforma em moléculas menores, chamadas proteoses e peptonas.
A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco, que a protege de agressões do suco gástrico, que é bastante corrosivo. Quando ocorre um desequilíbrio na proteção, resulta na inflamação da mucosa (gastrite) ou também o surgimento de feridas (úlcera gástrica).
A digestão gástrica dura, em média de duas a quatro horas. Nesse processo o estômago sofre contrações que forçam o alimento contra o piloro, que se abre e fecha, permitindo que, em pequenas porções, o quino (massa branca e espumosa), chegue ao intestino delgado.

   Fonte:   http://www.todamateria.com.br/sistema-digestivo/

Resp. Pesquisa:

Izabelly Martins Curcio Furtado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas opiniões e dúvidas...Seu comentário é muito importante para nós.