quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alzheimer

Doença degenerativa do cérebro que provoca uma forma de demência com desagregação da personalidade, perda da memória e, em fases terminais, total dependência da assistência externa por causa da falta de mobilidade autônoma e do compromisso de muitas funções neurológicas.
      A doença de Alzheimer é um grave transtorno degenerativo do sistema nervoso central, caracterizado por uma perda progressiva das faculdades mentais. Esta perda tem como consequência alterações da memória, da linguagem, do raciocínio e da conduta que, em conjunto, constituem um quadro de demência. Em fases avançadas, somam-se diversas dificiências neurológicas que comportam uma profunda deterioração do estado físico. Esta doença é responsável por mais de metade dos casos de demência e a sua incidência tem uma relação evidente com a idade. Apesar de poder registrar-se em pessoas com idades pouco avançadas (a partir dos 40-50 anos), o usual é aparecer na terceira idade. Quanto mais precoce é o aparecimento da doença, mais grave é a sua manifestação. Calcula-se que afeta cerca de 2-5 % das pessoas com mais de 65 anos, 10 % com mais de 75 e acima dos 20 % com mais de 85 anos.


Sintomas e Tratamento do Mal de Alzheimer
http://doencas-geneticas.info/mos/view/Mal_de_Alzheimer/

Proteína restaura memória


Agência FAPESP – Um grupo de pesquisadores do Centro em Ciência da Saúde na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiu restaurar a memória e a capacidade de aprendizagem em um modelo animal da doença de Alzheimer.
De acordo com os cientistas, o estudo aponta para um novo caminho para o desenvolvimento de terapias para Alzheimer, forma mais comum de demência que afeta mais de 25 milhões de pessoas no mundo.
Saiba mais em...Meu Caminhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas opiniões e dúvidas...Seu comentário é muito importante para nós.