sábado, 15 de junho de 2013

Sistema Urinário/Excretor



Localizado na região posterior da cavidade abdominal, os rins estão posicionados aos pares na lateralidade corpórea abaixo do diafragma, mediados pela coluna vertebral. Sendo um órgão do sistema excretor ou sistema urinário humano, constituído por unidades filtradoras denominadas nefrôns.

Cada rim é formado por um compartimento fibroso (uma cápsula conjuntiva), protegendo o córtex da adrenal (camada mais externa contendo os nefrôns), delimitando uma camada interna, medula renal, que recepciona projeções emitidas pelo córtex (as colunas renais), diferenciando porções cônicas da medula chamadas pirâmides.

Com a base direcionada para o córtex e o ápice para a medula terminando em papilas renais, as pirâmides funcionam como funis que desembocam nos ductos coletores de urina, até atingir a pelve renal e o ureter.

Caso os nefrôns não funcionem corretamente, as impurezas se acumulam no organismo, causando intoxicação por excesso de ureia, uma substância nitrogenada tóxica, produto do metabolismo celular.


Hemodiálise

A hemodiálise é um processo no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer.

Saiba mais em:
http://www.brasilescola.com/doencas/hemodialise.htm


Texto:
Por krulemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas opiniões e dúvidas...Seu comentário é muito importante para nós.